BLOG DO SORRISO

7 alimentos que escurecem os dentes

7 alimentos que escurecem os dentes

Além da má higienização e do tabagismo, há alimentos que também causar o escurecimento dos dentes.

O sorriso branco, bonito e saudável é o desejo de muitas pessoas. Porém, qualquer sorriso se não for bem cuidado ele pode perder o encanto ao ficar amarelado. Porém, engana-se quem acredita que o amarelamento dos dentes é uma condição exclusiva dos fumantes ou daqueles que não têm o hábito da escovação. A alimentação também é um fator que interfere no tom da dentição.

A seguir você poderá conferir uma lista de sete alimentos que podem, se não tomado os devidos cuidados. Confira a lista abaixo:

1 – Milho: Quem não ama milho? Um alimento saboroso e natural, o milho em excesso pode replicar o tom amarelinho de seus grãos nos seus dentes.

2 – Rúcula: Apesar de saudável, a rúcula e as demais folhas escuras têm grande probabilidade de causar o escurecimento dentário.

3 – Beterraba: Mesmo naturais, a pigmentação encontrada na beterraba é capaz de causar danos permanentes ao seu sorriso.

4 – Bebidas: Refrigerantes de cola, vinho, café e chás escuros ou coloridos artificialmente são grandes inimigos de dentes branquinhos.

5 – Molhos: Receitas à base de tomate (isso inclui ketchup), o molho madeira e o tradicional molho de soja (shoyu) também amarelam os dentes.

6 – Frutas: Algumas frutas dão sinais imediatos que são cromógenos. É o caso do morango, do açaí, da ameixa e da amora, todos mancham os dentes logo na primeira mordida. Ingerir esses frutos com frequência pode danificar definitivamente a dentição.

7 – Doces: Balas, chicletes e chocolates artificialmente coloridos também devido a sua pigmentação acabam manchando os dentes.

No caso dos alimentos, algumas técnicas como enxaguar a boca com água logo após seu consumo ajuda a diminuir o impacto negativo. Uma escovação correta e regular também evita o amarelamento dos dentes. No caso das bebidas alcoólicas (vinhos, cervejas, etc) e do fumo a recomendação é não fazer uso dessas substâncias.