BLOG DO SORRISO

Ansiedade pode afetar saúde bucal

Ansiedade pode afetar saúde bucal

Estudos indicam que pessoas com o distúrbio de ansiedade tendem a roer as unhas e a desenvolver bruxismo.

Transtorno de ansiedade atinge aproximadamente uma em cada seis pessoas em todo o mundo, causando diversos prejuízos à vida do indivíduo. Dentre eles o estresse, a insônia e o nervosismo são efeitos muito conhecidos. Porém a ansiedade pode acabar afetar a saúde bucal.

Frequentemente, quem sofre com o ansiedade tende a ter a mania de roer as unhas ou morder tampa de canetas, além de ter mais chances de desenvolver o bruxismo. Esses problemas podem causar desde retração gengival e até mesmo fraturas nos dentes. No caso do bruximos, em alguns casos mais graves, pode causar sérios danos à mastigação e a destruição do osso circunvizinho ou do tecido da gengiva. Problemas na articulação da mandíbula, como a síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM).

Caso a ansiedade seja diagnosticada, é fundamental buscar ajuda de um cirurgião-dentista para avaliar a necessidade de um tratamento. Além da dor, sintomas como enxaqueca, insônia, excesso de sensibilidade dentária e até mesmo fratura dental podem indicar a desordem funcional.

Então fique atento aos sintomas e busque o tratamento correto com o dentista.