BLOG DO SORRISO

Cinco truques para tirar a chupeta dos bebês

Cinco truques para tirar a chupeta dos bebês

Um grande desafio para os pais é conseguir, uma vez introduzido a chupeta no hábito diário de seu filho, como forma de acalmá-lo, retirar permanentemente sem que os bebês sofram traumas.

É fato que toda criança que usa chupeta para ficar mais tranquila precisa de um tempo para se adaptar sem o uso dela. Geralmente abandonar esse hábito é um período desafiador tanto para os pais, quanto para as crianças e fazer isso sem traumatizar a criança ou fazê-la sofrer é uma tarefa nem sempre simples.

Por isso, é importante que esse processo seja gradual onde os pais possam ir conversando com o filho sobre esta etapa e explicando que chegará o momento em que precisará seguir uma nova fase sem a utilização da chupeta. Isso deve ocorrer antes dos dois anos de idade, sem obrigar a criança a se separar repentinamente dela.

Que tal estabelecer um “plano de adeus à chupeta”? Segue alguns conselhos:

– No período em que estiver para tirar definitivamente a chupeta, passe a dar a chupeta para a criança somente durante a noite. As crianças que a usam somente para dormir conseguem deixa-lá de lado com mais facilidade.

– Conceda um bom motivo e mostre a recompensa benéfica para o sorriso e saúde bucal da criança para que ela possa deixar a chupeta.

– Outra tática simples; porém, eficaz é manter as mãos das crianças ocupadas, pois elas podem recorrer à chupeta quando estão entediadas.

Agora que você já conhece essas dicas. Depois conta aqui nos comentários como foi para ajudar seu (a) filho(a) a deixar de usar a chupeta.