BLOG DO SORRISO

Insuficiência renal pode causar mau hálito

Insuficiência renal pode ocasionar alguns problemas como a diminuição da saliva, vômitos, alteração no paladar e acúmulo de ureia na boca.

Insuficiência renal é quando os rins sofrem severa deterioração em suas funções, de modo a deixar o órgão com dificuldade de desempenhar suas atividades normais. Apesar da distância e de exercerem funções bem distintas, é possível que um problema nos rins cause problemas bucais como o mau hálito.

É importante entender os sintomas da insuficiência renal crônica que são: mau hálito, dores de cabeça, tonturas, fadiga ou cansaço, anemia, urina com espuma e mudança de cor da urina. Conhecendo os sintomas, torna-se mais fácil identificar o possível problema real. Porém, esses sintomas geralmente aparecem de forma lenta e nem sempre são específicos da doença, como é o caso do mau hálito.

Com relação ao mau hálito o que acontece é que, quando há insuficiência renal, a função do rim de filtrar o sangue e eliminar resíduos tóxicos ao organismo fica comprometida fazendo com que substâncias como a ureia e a creatinina se acumulam na corrente sanguínea. Quando esses composto chegam a corrente sanguínea acabam sendo eliminados via pulmonar junto com o ar expirado tanto pela boca quanto pelas narinas.

Ao perceber alguns dos sintomas mencionados é importante procurar um médico.