BLOG DO SORRISO

Mascar chicletes reduz a sensibilidade dental

Mascar chiclete pode ser uma grande ajuda no combate a sensibilidade dental após tratamento de clareamento.

Mascar chiclete pode ser uma grande ajuda no combate a sensibilidade dental após tratamento de clareamento.

O chiclete era considerado um dos grandes vilões da saúde bucal, pode ser um grande aliado na hora de evitar a sensibilidade dental causada pelo clareamento.

O que acontece é que com o clareamento os dentes tornam-se mais sensíveis tanto a bebidas e alimentos quentes e frios, ou mesmo ácidos. Mas há uma estratégia simples para reduzir a sensibilidade – mascar chicletes, sem adição de açúcar

Essa descoberta foi publicada no British Dental Journal, após um estudo realizado com 88 pacientes que tiveram seus dentes clareados numa única consulta odontológica.  foram distribuídos aleatoriamente para três grupos: os que mascaram chiclete sem adição de açúcar, os que mascaram chiclete sem adição de açúcar e com Recaldent (um produto baseado no leite que ajuda a fortalecer os dentes por liberar cálcio e fosfato para remineralizar o esmalte) e os que não mascaram chiclete.

Como já mencionado, pacientes que mascaram qualquer um dos tipos de chiclete sem açúcar experimentaram sensibilidade dental significativamente menos intensa do que o grupo que não mascou chiclete.

Vale lembrar que isso é um paliativo e não um tratamento adequado. É importante ao perceber sensibilidade dental, procurar o dentista.

Atualmente, dois chicletes sem açúcar trazem o Selo de Aprovação da ADA. Estudos clínicos mostraram que mascar chicletes sem açúcar por 20 minutos após as refeições pode ajudar a prevenir a cárie dentária.